segunda-feira, 18 de junho de 2012

JOANA VASCONCELOS, ALGUMAS DAS SUAS OBRAS NA EXPOSIÇÃO VALQUÍRIA ENXOVAL DE 2009


Joana Vasconcelos (Paris,1971) é uma artista plástica portuguesa. Vive e trabalha em Lisboa no circuito internacional da arte contemporânea.
As participações na Bienal de Veneza, em 2005, 2007 e 2012, afirmaram em definitivo a carreira da artista. A representação na Trienal de Echigo Tsumari, no Japão, em 2006, a exposição Contaminação, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil, ou a participação na importante exposição colectiva Un Certain Etat du Monde? A Selection of Works From François Pinault Foundation Collection, realizada no Garage Centre for Contemporary Culture, em Moscovo, em 2009, deram sequência a uma singular carreira internacional. Sem Rede, a grande antológica apresentada em 2010, no Museu Colecção Berardo, constituiu um enorme sucesso junto do público, estabelecendo-se como a exposição, realizada em Portugal, mais visitada de sempre.
Em Junho 2011, a instalação “Contaminação” abriu a importante exposição colectiva The World Belongs to You, que o Palazzo Grassi inaugurou em Junho de 2011. Em 2012, Joana Vasconcelos irá realizar a magna exposição anual de arte contemporânea no Palácio de Versalhes, a convite do Presidente da instituição, Jean-Jacques Aillagon, dando seguimento ao programa de arte contemporânea iniciado em 2008. Depois do americano Jeff Koons, dos franceses Xavier Veilhan e Bernar Venet, e do japonês Takashi Murakami, Joana Vasconcelos será a primeira mulher e a mais jovem artista contemporânea a expor em Versalhes. VER MAIS

Sem comentários:

Enviar um comentário